sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Do Subterrâneo para o solo: a permacultura encontra a luz do sol

Postado by: Sylvia Agnelli

Saindo do subterrâneo: a permacultura encontra a luz do sol
Como uma maneira para salvar o mundo, cavar um fosso ao lado de um monte de estrume de ovelhas parece ser um começo modesto. Reconheço: o fosso não era apenas um fosso. A intenção era construir uma 'vala gramada’, uma terraplenagem para diminuir o fluxo de água de uma encosta, em uma fazenda recreativa, no oeste de Wisconsin.
E os cavadores, longe de trabalharem com isso em seu dia a dia, haviam pago US$ 1.300 a US$ 1.500 pelo privilégio de usarem suas pás, sob o céu cinzento de uma manhã de terça-feira, no final de junho.
14 de nós havíamos nos juntado para aprender sobre a permacultura, sistema simples para elaborar assentamentos humanos sustentáveis, restaurar o solo, plantar campos de rotatividade de alimentos no solo, conservar água, redirecionar o fluxo de refugos, formar comunidades mais sociáveis e, se tudo corresse de acordo com os planos, transformar a iminente crise dos recursos da terra em uma nova era de felicidade.
Esse teria de ter um fosso muito bom.
Esse foi o sentido que absorvi, ao atender a quatro dias do curso Certificado de Design de Permacultura, de uma semana de duração, conduzido por Wayne Weiseman, 58 anos, diretor do Projeto Permacultura em Carbondale, Illinois.
Os fundadores do movimento, Bill Mollison e David Holmgren, cunharam o termo 'permacultura’ em meados da década de 1970, como uma combinação de agricultura permanente e cultura permanente.
Na prática, a permacultura é um movimento em crescimento e influente, que aprofunda-se por trás da agricultura sustentável e da jardinagem de alimentos urbana. Você pode encontrar permaculturistas montando bandejas de minhocas e caixas de abelhas, lagoas aquapônicas e galinheiros, banheiros de compostagem e tanques para armazenamento de água da chuva, painéis solares e casas na terra.
De fato a permacultura possui medalhas de mérito ecológico suficientes para encher a faixa de qualquer escoteiro. Os 'permies’ (sim, eles usam esse termo) gostam de fazer experiências com fermentação, multiplicação de cogumelos, forrageamento e medicina à base de ervas.
Fonte: MSN -VERDE.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário