quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Arquitetura e Sustentabilidade

O designer Marco Antônio Castro teve uma ideia diferente para criar mais espaços verdes e levar mais vida pelas cidades. O projeto Bus Roots, desenvolvido na sua graduação na Universidade de New York, é a instalação de um lindo jardim nos tetos dos ônibus que circulam pela grande metrópole.

A ideia poderia aumentar a quantidade de área verde nas cidades, além dela ficar “passeando” por elas. Como resultado, se combateriam as ilhas de calor, absorveria mais gás carbônico e água e deixaria o ar mais limpo. Segundo o designer, se o projeto fosse implantado nos 4.500 ônibus da cidade, haveria 35 hectares de área verde circulando pelas ruas.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Estátua engraçada na Bélgica


O nosso lixo de cada dia....


DENUNCIE - DISK IBAMA - 0800618080


Animais Silvestres


domingo, 25 de novembro de 2012

"Aquecimento Global"


"Chico Mendes"


A biodiversidade está na gente


Cooperativa

Cooperativas são organizações democráticas
e seus negócios devem ser administrados por
pessoas eleitas ou designadas por seus
associados. Direitos iguais de voto (uma voz,
um voto) e de participação nas decisões de
suas cooperativas.

A era do degelo....



Pessoal....vocês já prestaram atenção para o que vem acontecendo ao seu redor?!? O clima todo modificado, pelas ações do ser humano mesmo, que vem causando vários estragos ao nosso meio ambiente...Como exemplo, vocês podem observar na figura acima:  o derretimento das geleiras....

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Crime Ambiental

Em matéria de crime ambiental, é possível aplicar a empresa causadora de destruição total de vegetação fixadora de dunas em toda extensão de uma praia a pena restritiva de direito de suspensão total de atividades, uma vez comprovada pelo laudo de constatação a extensão do dano irreversível causado.

A face do meio ambiente


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

LIXO.... jogado nas praias

 
"Cães são proibidos de frequentar as praias, porém, os porcos podem né.....(com o perdão da palavra, os nossos amigos porcos.....rssss)...."

É O JEITO NÉ ......?!

Os danos causados ao Meio Ambiente geralmente são incalculáveis, chegando até mesmo a ser irreversível.....quando praticados por infratores (malfeitores)....daí o jeito é tentar repará-lo (infratores) da melhor maneira possível, além do pagamento de multas, conforme reza a lei dos crimes ambientais.
 
 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Implantação do Cadastro Ambiental Rural será utilizado por outros órgãos do governo


“O governo está fazendo uma opção pelo caminho tecnológico ao adquirir uma ferramenta que nenhum órgão brasileiro possui, capaz de identificar toda a área de cobertura e vegetação do país em uma distância de cinco metros”, disse a ministra do Meio Ambiente. Segundo ela, a ação é o primeiro passo para concluir o cadastramento dos imóveis rurais, estabelecida na Lei Florestal. “Com esse sistema de imagens, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) ganha força e será feito com o melhor que existe em tecnologia, o que certamente irá contribuir no sucesso e agilidade do processo de regularização dos imóveis rurais”, salientou. O contrato disponibilizará as imagens referentes ao ano de 2011. A empresa responsável pela entrega terá um prazo de 10 dias para apresentar 60% das imagens. O restante do material será entregue até o final deste ano. “Começaremos 2013 com 100% do retrato da cobertura de área brasileira para dar sequência ao processo de cadastramento ambiental rural”, explicou o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani. As imagens adquiridas correspondem a 8,4 milhões de km², o equivalente à cobertura de praticamente todo o território brasileiro. Já a aproximação é de 5 metros, possibilitando a identificação georreferenciada dos imóveis rurais, áreas de preservação permanente, reserva legal, remanescentes florestais e nascentes de rios. Também será possível identificar e quantificar áreas de desmatamento da vegetação nativa para aplicação no Programa de Monitoramento do Desmatamento dos Biomas Brasileiros por Satélite e obter índices de vegetação e identificação das diferentes espécies vegetais para quantificação das emissões de carbono por antoropização (interferência do homem) da cobertura vegetal. “As imagens são instrumento imprescindível para o acompanhamento da dinâmica de uso do solo e dos recursos naturais, gerando subsídios necessários para a adoção das medidas necessárias para a atuação preventiva das ações de controle para o CAR”, destacou o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, Paulo Guilherme Cabral. A ferramenta também poderá ser utilizada pelos estados, que serão parceiros no processo de implantação do CAR. Paulo também acrescenta que, com uma infinidade de aplicações, as imagens serão utilizadas por inúmeros órgãos do governo, como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Águas (ANA), ministérios do Planejamento e Desenvolvimento Social, Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. “Com uma infinidade de aplicações, será possível o planejamento e a operacionalização de inúmeras ações e atividades voltadas aos programas e projetos do governo”, finalizou Cabral.

Princípio do poluidor pagador

O Princípio do Poluidor Pagador obriga quem poluiu a pagar pela poluição causada ou que pode ser causada, seja pelos dejetos de industrias despejados inadequadamente em rios, nascentes, dos lixos descartados inadivertidamente, e ainda de toda e qualquer poluição prejudicial ao meio ambiente. 

Princípio do usuário pagador

Consubstanciados no Art. 4º, VIII da Lei 6.938/81, levam em conta que os recursos ambientais são escassos, portanto, sua produção e consumo geram reflexos ora resultando sua degradação, ora resultando sua escassez. Além do mais, ao utilizar gratuitamente um recurso ambiental está se gerando um enriquecimento ilícito, pois como o meio ambiente é um bem que pertence a todos, boa parte da comunidade nem utiliza um determinado recurso ou se utiliza, o faz em menor escala.
O Princípio do Usuário Pagador estabelece que quem utiliza o recurso ambiental deve suportar seus custos, sem que essa cobrança resulte na imposição taxas abusivas. Então, não há que se falar em Poder Público ou terceiros suportando esses custos, mas somente naqueles que dele se beneficiaram.

Pesquisa na USP - humus de minhoca

Um estudo do Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo, destinado a livrar solos da contaminação por cobre, chumbo e cromo, empregou húmus resultante da compostagem com minhocas (vermicompostagem) no esterco bovino, como alternativa ecológica para corrigir terras que precisam ser descontaminadas.
De acordo com a professora Maria Olimpia de Oliveira Rezende, que coordenou a pesquisa, a limpeza de solos contaminados pelos metais é um processo complexo e oneroso, além de utilizar produtos nocivos ao meio ambiente. Com o novo método desenvolvido pela pesquisa, o material empregado na vermicompostagem, o esterco bovino, é usado por ter propriedades orgânicas e também por ter se apresentando como solução ecológica, já que se trata de um resíduo que seria descartado no meio ambiente. Além do esterco, existem outras fontes que poderiam ser utilizadas como bagaço de laranja e cana-de-açúcar.

domingo, 11 de novembro de 2012

Em virtude da lei -CF/1988


Salve a natureza

                                          SALVE A NATUREZA.....ENQUANTO HOUVER TEMPO.......ELA É O AR QUE RESPIRAMOS, QUE PLANTAMOS, QUE VIVEMOS, QUE SONHAMOS.....CUIDE DELA COM CARINHO E RESPEITO PARA VC E SEUS FILHOS TEREM UM MUNDO MELHOR.....!!!

sábado, 10 de novembro de 2012

Recicle o lixo


                                             Boneco natalino com copinhos descartáveis

O Natal está chegando e com ele os enfeites.....então, porque não criar, inovar, com a reciclagem de produtos descartáveis....use toda sua criatividade e mãos à obra....usando garrafas pet, copinhos de plastico de café, caixinhas de leite, etc....Boa sorte....!!!

Plante mais árvores


Preserve sempre a natureza