domingo, 20 de março de 2011

PEGADA ECOLÓGICA DO PLÁSTICO

Postado by: Sylvia Agnelli


Para quem tem alguma dúvida a respeito do estrago que uma aparente sacolinha plástica ou embalagem descartável pode fazer ao meio ambiente, quando jogada nas calçadas ou ruas de uma cidade, nas mais diferentes partes do planeta, leia o que segue: "além das evidências de morte dos golfinhos, aves e tartarugas marinhas, pela simples ingestão de sacolas plásticas, e também como prova do efeito devastador destes materiais quando indevidamente descartados NOS MARES, foi publicada pela revista cientìfica norte-americana "Marine Pollution Bulletin. O texto fala do estudo de cientistas de instituições da Califórnia, que percorreram mais de 1.500 quilômetros da costa do pacífico, onde dissecaram centenas de peixes, os quais se alimentam de plâncton, base da cadeia alimentar nos oceanos e acharam dentro DE QUASE TODOS ELES restos de plásticos. Frise-se que dentro de um único exemplar acharam 83 pedacinhos de plástico..`
E a medida que os pedaços de plástico vão se fragmentando, ficam com a textura de um alimento natural. Assim, o que se tem observado, é que toda a rede alimentar vem se contaminando pelo descarte indevido do plástico. E tem mais: os peixes-lanterna que servem de alimentos aos peixes maiores dos quais consumimos, como o atum por exemplo, onde o temor dos cientistas é no sentido de que o plastico ingerido pelos peixes vá para em nosso estômago.
Trata-se de uma realidade nua, crua e estarrecedora, que estamos presenciando a cada momento, com a morte de várias espécies em nosso planeta.
Prova-se com isto, que somos eternamente  responsáveis pelas atitudes que tomamos, até mesmo pelo displicente ato de jogar um papel de bala na calçada.








Nenhum comentário:

Postar um comentário