"O meu Blog possui a finalidade de despertar em você caro leitor, sobre a importância de termos consciência sobre a proteção, conservação e preservação do Meio Ambiente em toda sua essência..." P.S. (O conteúdo deste Blog, poderá ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito à autora do Planeta Azul Sustentável e, se for o caso, à fonte primária da informação, sob as penas da lei).
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
sábado, 25 de agosto de 2012
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Pessoal: precisamos ter consciência sobre a importância da preservação ambiental, pois o planeta está sofrendo muito com a ação humana, através do descarte inadequado de embalagens dos produtos consumidos, que vão parar nos rios, mares, ocasionado a extinção de milhares de espécies animais e vegetais.....sem falar na devastação florestal......contribuindo, para o tão afamado "efeito estufa"....
COMECE POR VOCÊ.....COM ATITUTES SUSTENTÁVEIS...A CADA DIA.....O MEIO AMBIENTE AGRADECE....!!!!
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Equilíbrio Ecológico
Os seres vivos animais, quando entregues à Natureza, vivem dentro de um perfeito equilíbrio ecológico. O equilíbrio animal é mantido principalmente através da cadeia alimentar. Direta ou indiretamente, todos ao animais se alimentam de vegetais. Há, porém, os animais vegetarianos, que ingerem diretamente os vegetais, e os carnívoros, que devoram outros animais, alimentando-se indiretamente das plantas. E por fim, morrendo, os animais alimentam as próprias plantas.
Vejamos um exemplo de cadeia alimentar: Um inseto vegetariano é devorado por uma aranha. A aranha é devorada por um pássaro, que por sua vez é devorado por um gato-do-mato. Morrendo, o gato-do-mato é decomposto pelas bactérias, que são vegetais unicelulares, microscópicos, desprovidos de clorofila. Decomposto, o gato-do-mato vai fertilizar a terra, e, portanto, alimentar os vegetais. Estes seres vivos estão assim classificados: O vegetal é o produtor; o inseto, consumidor de primeira ordem; a aranha, consumidor de segunda ordem; o pássaro, consumidor de quarta ordem; o gato-do-mato, consumidor de quarta ordem.
O uso de inseticidas em lavouras próximas a áreas florestais, pode envenenar, de diversos modos, seres vivos animais habitantes dessas áreas. O desequilíbrio reflete-se nas próprias lavouras, com o aumento de insetos daninhos, pela ausência de pássaros que os exterminem e de insetos polinizadores, como as abelhas, que fertilizam as flores, permitindo a formação de frutos. Estas se envenenam através do pólen contaminado por inseticida.
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
Competição entre seres vivos
Existe a competição entre os seres vivos, tanto intra-específica como interespecífica. Na intra-específica, os animais de uma mesma espécie disputam alimento, território, água, fêmeas, etc. A competição interespecífica ocorre normalmente por alimento e território. Essas relações ecológicas são muito importantes, pois garantem a sobrevivência dos diferentes seres vivos e ajudam no combate da densidade populacional, de modo que favorecem o equilíbrio ecológico. Naturalmente, isso ocorre dessa maneira essencialmente onde não há a interferência humana. A perda da biodiversidade envolve aspectos sociais, econômicos, culturais e científicos. A situação é particularmente grave na região tropical. Populações humanas crescentes e pressões econômicas estão levando a uma ampla conversão das florestas tropicais em um mosaico de hábitats alterados por ação humana. Assim, como resultado da pressão de ocupação humana, a Mata Atlântica ficou reduzida a menos de 10% da vegetação original, onde os principais processos responsáveis pela perda da biodiversidade são: a perda e fragmentação dos hábitats; a introdução de espécies e doenças exóticas; a exploração excessiva de espécies de plantas e de animais.
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Planta Carnívora
Hoje no mundo existem mais de 600 espécies de plantas carnívoras, algumas já foram extintas e outras correm risco por causa das ações humanas. As espécies mais comuns são as dionaeas, conhecidas pelas suas armadilhas. Elas vivem em ambientes pantanosos, solo ácido e pobre. Na verdade as plantas carnívoras não se alimentam de insetos.
domingo, 5 de agosto de 2012
Areas de Preservação Permanente
Alguns espaços territoriais e seus componentes foram assinalados na
expressiva maioria dos Estados brasileiros, como “ áreas de preservação
permanente ” (APP), que são espaços, tanto de domínio público quanto de domínio
privado, que limitam constitucionalmente o direito de propriedade, levando-se em
conta, sempre, a função ambiental da propriedade. (Art. 170, VI da CR/88). No
entanto, é desnecessária a desapropriação da área de preservação permanente,
pois a mesma não inviabiliza totalmente o exercício do direito de propriedade.
As Constituições Estaduais protegem esses espaços por elas delineados, com a
garantia de que somente mediante lei, eles poderão ser alterados ou
suprimidos.(Art. 225, § 1º, III da CR/88). A Resolução CONAMA 302 de 20/03/2002
estabeleceu que a APP tem a “função ambiental de preservar os recursos hídricos,
a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna
e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar das populações humanas”. A APP
é constituída pela flora- florestas e demais formas de vegetação(Art. 2º caput e
3º caput do Código Florestal )- fauna, solo, ar e águas.(Lei 4.771/1965 e
7.803/1989 e ainda Resolução CONAMA 303 de 20/03/2002).
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
RECICLAR É PRECISO....
Vamos reciclar: papel, papelão, plástico, vidro, alumínio.....pois é através da sua ajuda, com a separação do lixo orgânico do lixo reciclavel, que poderemos ajudar a gerar empregos para os catadores, e por conseguinte para as cooperativas de materiais recicláveis....., onde ESTES serão transformados em matérias-primas.....
POR ISSO, RECICLAR É PRECISO.....O MEIO AMBIENTE AGRADECE.....!!!
Assinar:
Postagens (Atom)