sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Equilíbrio Ecológico

Os seres vivos animais, quando entregues à Natureza, vivem dentro de um perfeito equilíbrio ecológico. O equilíbrio animal é mantido principalmente através da cadeia alimentar. Direta ou indiretamente, todos ao animais se alimentam de vegetais. Há, porém, os animais vegetarianos, que ingerem diretamente os vegetais, e os carnívoros, que devoram outros animais, alimentando-se indiretamente das plantas. E por fim, morrendo, os animais alimentam as próprias plantas.
Vejamos um exemplo de cadeia alimentar: Um inseto vegetariano é devorado por uma aranha. A aranha é devorada por um pássaro, que por sua vez é devorado por um gato-do-mato. Morrendo, o gato-do-mato é decomposto pelas bactérias, que são vegetais unicelulares, microscópicos, desprovidos de clorofila. Decomposto, o gato-do-mato vai fertilizar a terra, e, portanto, alimentar os vegetais. Estes seres vivos estão assim classificados: O vegetal é o produtor; o inseto, consumidor de primeira ordem; a aranha, consumidor de segunda ordem; o pássaro, consumidor de quarta ordem; o gato-do-mato, consumidor de quarta ordem.
O uso de inseticidas em lavouras próximas a áreas florestais, pode envenenar, de diversos modos, seres vivos animais habitantes dessas áreas. O desequilíbrio reflete-se nas próprias lavouras, com o aumento de insetos daninhos, pela ausência de pássaros que os exterminem e de insetos polinizadores, como as abelhas, que fertilizam as flores, permitindo a formação de frutos. Estas se envenenam através do pólen contaminado por inseticida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário